Nove entre dez mulheres ao redor do planeta sempre sonharam em ter no guarda-roupa pelo menos uma peça com a marca Chanel. Se até então isso não foi possível, o negócio é levar Coco Chanel para a estante de casa.
Responsável por criar um divisor de águas no mundo da moda, Gabrielle Bonheur Chanel, foi abandonada em um orfanato da França, o Colégio Nossa Senhora da Misericórdia. Aos dezoito anos, Gabrielle estreou no mundo da moda como costureira em uma loja de enxovais.
Mas foi em 1910, com a ajuda do grande amor de sua vida, o milionário inglês Arthur Capel, que ela abriu em Paris uma loja de chapéus. A partir de então, o sucesso foi uma questão de tempo, que foi entremeado por episódios de todos os naipes.
O apelido Coco surgiu de uma música que, na juventude, a estilista insistia em cantar nas noites parisienses, “Quem viu Coco no Trocadero?” (“Qui qu’a vu Coco dans l’Trocadéro?”).
Coco Chanel tornou-se símbolo de elegância e estilo. Referência para muitos dos que frequentam o universo da moda, Coco é um ícone que vai muito além do chamado “pretinho básico” e do perfume que leva o seu nome.
Ex-editora da Vogue britânica e da Observer Magazine, Justine Picardie conta em “Coco Chanel – A vida e a lenda”, livro lançado no Brasil pela Editora Nova Fronteira, como esse ícone extemporâneo da moda conseguiu transformar a própria vida em um eterno e cobiçado desfile sem fim.
Passadas mais de três décadas de sua morte, em 10 de janeiro de 1971, em Paris, aos 87 anos, Coco Chanel fez da personalidade forte e do estilo inconfundível o ponto de partida da Maison que continua influenciando a moda de forma tão impressionante quanto ininterrupta. Mulheres de todas as idades continuam se rendendo ao padrão de elegância eternizado pela estilista.
O incontestável talento de Coco Chanel para as coisas da moda contou com a ajuda de algumas celebridades, que como consumidoras acabaram divulgando itens criados pela estilista. A atriz Marilyn Monroe se identificou com o perfume Chanel nº 5, enquanto Jackeline Onassis foi uma espécie de outdoor constante para os tailleurs, óculos e sapatos criados por Coco, que até hoje ditam tendências.
Durante dez anos, Justine Picardie entrevistou amigos íntimos e familiares de Chanel – entre eles Karl Lagerfeld, um dos maiores conhecedores da história da estilista e da Maison – não sem antes ter percorrido muitos dos seus passos, o que permitiu reunir no livro os fatos e os mitos que até hoje embasam uma história de vida tão rica quanto suas próprias criações.
Serviço
“Coco Chanel: A lenda e a vida”
Autor: Justine Picardie
Editora: Nova Fronteira
Número de páginas: 384
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