segunda-feira, 15 de julho de 2013

A história do Cristal Swarovski




Delicados, de uma beleza inconfundível e glamurosos, os cristais Swarovski são peças de desejos no mundo inteiro. Nas joias, roupas, acessórios em geral, o cristal enriquece qualquer visual.

A história do cristal Swarovisk começou quando o austríaco Daniel Swarovski inventou uma máquina de corte automática em 1892. No ano de 1895, a companhia Swarovski foi fundada quando o criador abriu uma fábrica de cortes em Wattens. Naquela cidade, Daniel soube tirar vantagem da hidroeletricidade local para utilizar na moenda de alta intensidade elétrica que ele patenteou.

Durante vários anos, a Swarovski estava ligada essencialmente a uma única linha de produto: as miniaturas de animais que tem hoje mais de 450.000 colecionadores por todo o mundo. O ano de sucesso foi em 1995 quando resolveram aproximar a marca à alta costura e onde grandes estilistas foram excepcionalmente convidados a visitar a fábrica (não são permitidas visitas a ninguém, até hoje a produção dos cristais permanece em segredo).




Eles viram que estes cristais podiam enriquecer e tornar as suas coleções muito mais valiosas, e então foi feito um pacto, a Swarovski fornecia-lhes os cristais gratuitamente se estes, no fim dos desfiles dissessem que as suas coleções eram confeccionadas com os ditos cristais. Não demorou muito tempo para estas pedras de cristal serem destinadas à indústria da moda, da joelharia e iluminação, entre artigos de presente, de coleção e para decorar a casa.



Os cristais são fabricados em cristal puríssimo, garantindo transparência e brilho inigualáveis. Nenhum outro material capta a luz e a reflete num arco-íris de efeito tão luminoso e intenso. Um dos segredos do Cristal Swarovski é a precisão no talhe, as facetas perfeitamente lapidadas garantem a máxima refracção da luz.





E, no intuito de criar cristais que permitam a luz refletir as cores do arco-íris, a empresa Swarovski recobre alguns dos seus cristais com metais químicos. Aurora Borealis, ou AB, é uma das mais populares coberturas que dá à superfície uma aparência multicolorida. Outras coberturas incluem Crystal Transmission, Volcano, Aurum e Dorado. As coberturas são aplicadas em 50% dos objetos, no entanto, algumas são cobertas duas vezes e, dessa forma, são designadas AB 2X, Dorado 2X etc.

O cristal se tornou uma peça must have para várias mulheres. Nas joias, sapatos, vestidos. Na Bayusha temos peças valiosas feitas com o cristal. A designer Camila Klein, por exemplo, usa em suas peças somente cristais Swarovski.





Os cristais Swarovski estão agora ligados a grandes costureiros tais como Dior e Yves Saint Laurent.


Curiosidade:

Você sabia que o figurino do cantor Michael Jackson para a turnê This Is It, tinha ao todo 3 milhões de cristais Swarovski, tendo apenas uma das roupas do figurino quase 1 milhão dos cristais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário