segunda-feira, 26 de agosto de 2013

A beleza das pedras preciosas



As pedras preciosas e semipreciosas, além de serem usadas como joias, bijuterias, brincos, colares, pulseiras e anéis, são empregadas em uso terapêutico desde as mais antigas civilizações.

A pantone elegeu o verde como a cor de 2013. A esmeralda é uma joia de beleza inconfundível. Com o seu verde intenso, misterioso e singular, a esmeralda em tempos antigos era considerada um símbolo de imortalidade e fé. Uma aura mística a envolveu desde sempre, talvez por causa da atração que ela parece exercer sobre o olhar humano.

Apenas quatro países ainda a produzem: Zâmbia e Zimbabwe, na África, e Colômbia e Brasil, na América do Sul. Destes, o Brasil parece ser hoje o fornecedor mais estável, em virtude de sua posição geopolítica.




Os topázios azuis, que lembram a água-marinha, distinguem-se pelo brilho ligeiramente mais metálico e intenso e, principalmente, por sua densidade mais alta. Tais topázios, sempre encontrados em pegmatitos ou aluviões, provêm da Bahia, do Espírito Santo e, principalmente, de regiões de Minas Gerais.

O Brasil tornou-se o único produtor em escala comercial de topázios imperiais em suas diversas tonalidades: amarelada, laranja, champagne e conhaque, essa com ligeira nuance rosa. O tipo cor de rosa, que contém traços de cromo, é dificilmente encontrado no comércio, reservando-se a colecionadores.







Dentre todas as pedras preciosas, o diamante sem dúvida é o "Rei". Um diamante polido, engastado num anel ou colar, ou até numa coroa real, é uma jóia belíssima; além disso, seu preço é muito alto. O diamante é conhecido por ser a pedra mais dura e mais resistente. A palavra "diamante" é derivada de uma palavra grega que significa "inconquistável".

Como jóia, o diamante custa cerca de U$ 1000,00/quilate, ao passo que um diamante industrial custa apenas U$ 4,00/ quilate. Houve certa vez um diamante com uma lenda ligada a ele, chamado "o grande Mogul", e pesava 787 quilates. Há cerca de 300 anos, desapareceu, e foi cortado em pedras menores. Uma dessas partes, pesando 280 quilates foi utilizado para a coroa de um marajá indiano.




Um dos diamantes mais famosos é o "Hope", uma pedra enorme, azul, rara. Está envolvido nas mortes trágicas de doze pessoas; também causou tragédias em duas famílias reais. É parte de uma pedra maior, que pertenceu ao rei francês, Luiz XIV. Foi roubado na época da Revolução Francesa. Posteriormente, apareceu na Inglaterra (44 quilates) onde um banqueiro, Henry Thomas Hope, comprou-a em 1800. Mais tarde, um sultão turco, Abdul Al Hamid, comprou-a, e a deu para sua esposa favorita usá-la ao redor do pescoço. Aparentemente o diamante também trazia má sorte, pois ele perdeu o trono. A pedra agora pertence a um mercador de diamantes em Nova York.



São várias as histórias que cercam o diamante. Com tanta beleza e valor, a pedra preciosa é valiosíssima.

A beleza inconfundível das pedras preciosas, juntamente com a criatividade e ousadia das designers,  faz das joias e semi joias verdadeiros objetos de desejo femininos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário