segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Arte em jóia


Já pensou em ir para uma exposição de esculturas todas feitas de jóias? O Metropolitan Museum of Art, em Nova Iorque, está exibindo pela primeira vez nos Estados Unidos, um retrospectiva do trabalho de Joel Arthur Rosenthal, também conhecido como JAR, um renomado designer de jóias cujas peças são cobiçadas por mulheres do mundo inteiro, sendo uma de suas inúmeras clientes ilustres a atriz Gwyneth Paltrow. 

Nova Iorquino de nascença, mas radicado em Paris desde que se formou na Universidade de Harvard, em 1966, JAR possui um estilo clássico, utilizando pedras como safiras, topázios, diamantes e turmalinas em suas criações, que atualmente possuem status de obra de arte. 

Com o ateliê localizado na luxuosa Place Vendôme, em Paris,  sua clientela é extremamente restrita, pois para manter o toque exclusivo de suas peças, JAR faz questão de atender os clientes pessoalmente, e reduz sua confecção a cerca de 80 peças anuais.   







Embora JAR seja famoso por explorar diferentes formas, designs e temas,  seu fascínio pelas formas orgânicas é notório, principalmente por flores e borboletas, temas recorrentes em suas criações, geralmente na forma de broches. A riqueza de detalhes de suas jóias fazem com que suas criações sejam consideradas verdadeiras esculturas, sendo cada peça única e tridimensional. 





O talento de prestígio de JAR são tamanhos que essa é a primeira vez que o MET dedica uma exposição especial à um designer de joias contemporâneo. A exposição conta com cerca de 400 criações do artista, e fica em cartaz até Março de 2014.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário