quarta-feira, 28 de agosto de 2013

A beleza das pedras preciosas II


O Rubi é pedra preciosa amplamente usado em jóias finas. Pertence à família Corindo. Sempre vermelho, é uma pedra muito rara e é considerada a rainha das gemas. Na verdade, os maiores monarcas do mundo, sempre quiseram usá-lo decorando com frequência suas coroas e jóias.

O cromo lhe confere a sua cor vermelha, mas também chega ao vermelho castanho por causa das partículas de ferro que podem ocasionalmente se misturar na pedra. Existem diversas variedades de vermelho, a cor mais desejada é o sangue de pombo, que é roxo com um toque de azul.



Essas são encontradas no vale dos rubis de Burma, ao norte, especificamente nas minas de Mogok.




Embora a safira seja mais conhecida pela sua cor azul, ela existe em todas as cores. O ferro e titânio dão-lhe a sua cor azul. Existem muitos tons de azul, mas as cores mais populares são o azul real e o azul centauro puro. A Safira é uma pedra usada frequentemente para anéis de noivado.

As Safiras têm inclusões: de zonas de crescimento retilíneas que formam vigas retas, cristais negativos, linhas reta, asas de borboleta (típicas na safira Ceilão), agulhas de rutilo, que dão a Safira Estrelada (6 ramos) e inclusões cristalinas.

A Safira é a joia preferida da realeza. É ela que embeleza os dedos e coroas de muitas princesas e rainhas do mundo inteiro.  O famoso anel de noivado da princesa Diana e da duquesa de Cambridge, Kate Midletton, é feito com a safira.



As melhores safiras vêm da Caxemira, na Índia, mas, infelizmente, as minas estão esgotadas, tornando a safira uma das pedras mais desejadas e caras do mundo.

A beleza inconfundível das pedras preciosas, juntamente com a criatividade e ousadia das designers,  faz das joias e semi joias verdadeiros objetos de desejo femininos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário